São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLÔMBIA

Farc podem ser as autoras

Prefeito é sequestrado por grupo armado

DA FRANCE PRESSE

O prefeito do município colombiano de San Juan del Cesar, Salomón Vergara, foi sequestrado por um grupo armado quando inspecionava obras em uma aldeia local, informou a polícia do Departamento de Guajira, que faz fronteira com a Venezuela.
Vergara "foi sequestrado por vários homens armados", informou uma fonte citada por emissoras de rádio da região.
As autoridades policiais desconheciam os motivos exatos do sequestro, mas inicialmente o ato foi relacionado à onda de ameaças feitas pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) contra os funcionários municipais do país.
O maior grupo guerrilheiro da Colômbia, que diz contar com 16,5 mil homens, ameaçou matar ou sequestrar todos os prefeitos e juízes municipais do país se eles não renunciassem até a semana passada, em sua maior ofensiva contra autoridades civis em 38 anos de conflito no país.
Mais de 70 prefeitos, dezenas de vereadores e funcionários locais renunciaram este mês diante das intimidações das Farc.
A situação continua a se agravar e o presidente Andrés Pastrana -que encerra seu mandato de quatro anos no dia 7 de agosto- anunciou na semana passada um plano para proteger os funcionários e conter os rebeldes, oferecendo recompensas milionárias pelos líderes guerrilheiros.


Texto Anterior: La Paz assiste final antes de votar
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel mata fabricante de bombas do Hamas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.