São Paulo, segunda-feira, 01 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

JUSTIÇA

Sem imunidade em tribunal, EUA ameaçam vetar missão da ONU na Bósnia

Após fracasso em garantir imunidade em eventuais processos no Tribunal Penal Internacional (TPI) para soldados americanos em missões de paz no exterior, os EUA vetaram ontem a renovação da missão da ONU na Bósnia. Porém voltaram atrás poucas horas depois e concordaram em mantê-la por mais três dias, até quarta-feira, enquanto o Conselho de Segurança da ONU estuda formas para solucionar o impasse.
Os EUA afirmam que o TPI, que começa a funcionar hoje em Haia (Holanda), infringiria a soberania nacional e exporia americanos em missões no exterior a processos indevidos. Também se opõem ao tribunal a Rússia e a China, membros permanentes do Conselho de Segurança.
O TPI, ratificado por 69 países, julgará casos de crimes contra a humanidade e de guerra cometido por indivíduos a partir de 1º de julho de 2002.


Texto Anterior: Oriente Médio: Israel mata fabricante de bombas do Hamas
Próximo Texto: Guerra sem limites: Washington lança alerta secreto contra ataques terroristas no 4 de Julho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.