São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRAQUE SOB TUTELA

Motorista é solto

Mais dois turcos são seqüestrados no Iraque

DA REDAÇÃO

Extremistas iraquianos anunciaram ontem o seqüestro de mais dois turcos e ameaçaram decapitá-los em 48 horas caso a companhia na qual trabalham não deixe o Iraque. É o último episódio da recente onda de seqüestros de estrangeiros no país -ao menos sete motoristas estão em poder dos insurgentes.
Ontem, um caminhoneiro turco foi solto após prometer aos captores que não voltaria ao país.
Em vídeo transmitido pela rede de TV Al Jazira, os grupos Jamaat al Tawhid e Jihad, ligados ao jordaniano Abu Musab al Zarqawi, que tem vínculos com a Al Qaeda, exigiram que os empregadores deixassem o Iraque. Havia três homens armados e mascarados diante de dois homens sentados segurando diversas formas de identificação -incluindo o que pareciam ser passaportes turcos.
A Al Jazira identificou os dois como motoristas de uma companhia turca que distribui comida às forças americanas no país.
Mais de 70 estrangeiros foram seqüestrados por insurgentes nos últimos meses para forçar a retirada das forças e companhias estrangeiras do país. Muitos foram mostrados em fitas de vídeo, e alguns foram decapitados.
Ontem à noite, ao menos seis iraquianos morreram e 30 ficaram feridos como resultado de novos bombardeios e combates de forças norte-americanas e insurgentes na cidade sunita de Faluya, a oeste de Bagdá.

Recuo
A principal fonte de informação usada pelos EUA para acusar o governo iraquiano de manter ligações com a Al Qaeda, um membro graduado da rede terrorista preso após o 11 de Setembro, voltou atrás e desmentiu o suposto vínculo "em algum momento no ano passado", afirmaram funcionários dos serviços de inteligência americanos citados pelo "New York Times". Embora o recuo supostamente só tenha ocorrido depois que o presidente George W. Bush usou o argumento para defender a necessidade de invadir o Iraque em março de 2003, o episódio põe em xeque a credibilidade das fontes de informação usadas pelos EUA.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Juíza manda prender 59 oficiais anti-Chávez
Próximo Texto: O Iraque pelas lentes de um brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.