São Paulo, quarta-feira, 01 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Karzai acena ao grupo por meio de sauditas

DO "FINANCIAL TIMES"

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, revelou ontem que pediu ajuda à Arábia Saudita para realizar conversas de paz com líderes do Taleban, em uma medida que arrisca irritar os EUA. Os enviados de Karzai viajaram ao país árabe e à fronteira com o Paquistão para dar início a conversas cada vez mais vistas como a única solução para a crescente insurgência.
"Há dois anos tenho mandado cartas e mensagens ao rei saudita e requisitado que ele, como líder muçulmano mundial, ajude a trazer paz ao Afeganistão", disse Karzai em conferência de imprensa.
Segundo uma fonte, os sauditas estão envolvidos nas negociações desde julho, quando contataram clérigos do Taleban baseados no Paquistão. Estes enviaram também um representante a Cabul para dar início à aproximação.
Karzai apelou diretamente ao líder do Taleban, mulá Omar, expulso do Afeganistão pela invasão liderada pelos EUA em 2001, para que retorne ao país e prometeu proteger ele e seus companheiros das forças da Otan.
Um obstáculo são os afegãos do norte, de etnia distinta da de Karzai e dos integrantes do Taleban -pashtun-, que lutaram durante os anos 1990 para que o grupo fundamentalista não chegasse ao poder e hoje são aliados de Cabul. A volta do Taleban pode levá-los a rearmar a Aliança do Norte.


Texto Anterior: Morre líder do Taleban no Paquistão, diz TV
Próximo Texto: Litoral africano: Pirata cita fome e pede US$ 20 mi por barco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.