São Paulo, Segunda-feira, 01 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COMPORTAMENTO
Eleitor é discreto e conservador

do enviado especial

Das cerca de 30 pessoas numa fila para votar no centro de Montevidéu, pelo menos 20 parecem ter mais de 60 anos. No país de população mais velha da América do Sul, os idosos são uma das maiores forças eleitorais.
O clube social Espanõl fica na avenida 18 de Julho, o corredor comercial do centro. Com um imenso espelho do chão ao teto, piso de mármore e paredes com motivo rococó, é uma moldura adequada à fila de eleitores.
O conservadorismo uruguaio é responsável por um dos sistemas políticos mais antigos do mundo, com partidos datando de 1836.
Mas até o sistema político uruguaio muda um dia, impulsionado pelos eleitores mais jovens. Segundo pesquisa do instituto Equipos/Mori, 47% dos eleitores de 18 a 29 anos votam pela coalizão de esquerda Frente Ampla-Encontro Progressista, contra 37% que preferem blancos ou colorados. Entre os que têm mais de 60 anos, o quadro se inverte (26% a 65%).
O médico Luis (não quis revelar o sobrenome), 62, "acha" que votará na Frente Ampla. "Quero mudanças", cochicha, revelando a guinada para a esquerda.
Maristela Pereyra, 64, diz que sempre votou colorado. "Podemos mudar com os colorados. Não precisamos de políticos que vêm de Cuba nos governar", diz, falando da esquerda.
Enquanto o interior do país vota mais nos partidos tradicionais, de origem caudilha, na capital, governada por Vázquez de 90 a 95, a Frente Ampla domina.
Cerro Norte é um dos bairros mais pobres de Montevidéu. A criminalidade cresce e assusta os moradores. A dureza da vida parece ter ensinado lições políticas.
"Todos os políticos são mentirosos. Votei em Tabaré. Talvez também seja mentiroso, mas ainda não sabemos. O Cerro todo é Tabaré", diz a dona-de-casa Beatriz Caurant, 49. (SM)


Texto Anterior: Eleição presidencial: Esquerda tem sua 1ª vitória no Uruguai
Próximo Texto: Vice elogia o Mercosul
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.