São Paulo, quarta-feira, 01 de novembro de 2000

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Paulo Freire inspira candidato

DE WASHINGTON

O nome do educador pernambucano Paulo Freire, morto em 2 de maio de 1997 depois de consagrar-se com a criação de um método premiado de alfabetização, foi usado ontem na campanha presidencial norte-americana.
Seu método (Método Paulo Freire) foi citado pelo candidato do Partido Verde à Presidência, Ralph Nader, durante uma entrevista da qual participaram 150 jornalistas de diversos países, na última segunda-feira à noite.
Ao explicar por que não desistirá de sua candidatura, Nader disse que tem idéias novas para o governo norte-americano e para o mundo em geral, que poderiam ser colocadas em prática por instituições como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.
"Os grandes modelos de desenvolvimento econômico para os países do mundo em desenvolvimento começam com as forças democráticas, com gênios locais, com a reforma agrária, com a independência sindical, com cooperativas agrícolas e com saúde e educação. Não vejo muito disso sendo proposto pelo FMI ou pelo Banco Mundial", disse.
"O que vejo são pessoas brilhantes no terceiro mundo que recebem pouco apoio e que sabem como desenvolver padrões de vida decentes. Como Paulo Freire, o falecido educador que ensinou analfabetos a ler com uma técnica que está agora sendo espalhada pelo mundo em outras línguas e outras culturas", completou o candidato do Partido Verde.

Sem chances
Nader não tem chances de vencer a eleição presidencial norte-americana, embora possa mudar os rumos do pleito por atrair, segundo analistas, mais eleitores propensos a votar no vice-presidente Al Gore do que em seu principal adversário, o republicano George W. Bush.
Nader não tem mais de 5% das intenções de voto nacionais, de acordo com as pesquisas.
No entanto, em Estados como Washington e Oregon, onde o discurso ecológico tem grande aceitação, Nader atinge 8% nas pesquisas.
Advogado descendente de libaneses, Nader ficou famoso nos Estados Unidos pela defesa de consumidores contra as grandes corporações. (MA)


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