UOL


São Paulo, sábado, 01 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desconfiança é a característica dos brasileiros

DA REDAÇÃO

O Brasil se destaca no estudo da organização chilena Latinobarómetro como o país com menor nível de confiança interpessoal: apenas 4% dos 1.200 entrevistados no país dizem confiar nas pessoas em geral, contra uma média de 17% na região. A segunda pior média é a do Paraguai (8%), enquanto o Uruguai tem o maior nível de confiança (36%).
Brasil e Paraguai, aliás, aparecem juntos na maior parte das perguntas relacionadas ao apoio à democracia -ou à falta dele. Os dois países são os únicos em que mais da metade da população se declara não-democrata. Também estão lado a lado, no fim da lista, quando o assunto é apoio à democracia -apenas 35% dos brasileiros e 40% dos paraguaios dizem apoiar o modelo democrático, uma média muito abaixo dos 53% da região.
Os dois países também se mostram, com a Nicarágua, os mais abertos a aceitar um governo não-democrático, contanto que este solucione seus problemas econômicos: 65% dos brasileiros e 76% dos paraguaios se declaram abertos a essa possibilidade. É uma posição que os distancia de seus vizinhos regionais, a Argentina e o Uruguai, que lideram o apoio e a satisfação com o modelo democrático ao lado da Costa Rica, da Venezuela e de Honduras.
Brasil e Paraguai só aparecem em extremos opostos no que diz respeito à aprovação de seus presidentes: enquanto Luiz Inácio Lula da Silva aparece com apoio de 62%, o terceiro maior da região, o Paraguai dava só 8% a Luis González Macchi, presidente na época da pesquisa (saiu em 15 de agosto).


Texto Anterior: Estudo: AL está infeliz com democracia e mercado
Próximo Texto: Líder cocaleiro boliviano convoca AL a se tornar "um Vietnã" para os EUA
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.