UOL


São Paulo, sábado, 01 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARGENTINA

Kirchner destitui pilotos do avião presidencial e os acusa de corrupção
O presidente argentino, Néstor Kirchner, destituiu três comandantes do avião presidencial, o Tango 01, que são acusados de corrupção. O próprio Kirchner apresentou à Justiça uma denúncia de fraude -primeira desde a posse, em 25 de maio. Todas as contas das viagens ao exterior feitas na aeronave passarão por uma auditoria. O caso obrigou Kirchner a contratar um avião comercial para fazer uma viagem à Província de Chubut, ontem.
A suspeita é que foram emitidas faturas com valores excessivos para os gastos de viagens internacionais. Desde a posse, Kirchner viajou seis vezes ao exterior. Estima-se que o governo teria pago até cinco vezes mais pelos serviços. Segundo dados veiculados pela imprensa local, os funcionários teriam emitido US$ 120 mil em faturas falsas.
Os gastos teriam sido justificados com faturas emitidas por empresas falsas. O governo entregou à Justiça provas de fraudes, incluindo gravações de telefonemas e documentos obtidos durante buscas realizadas nas empresas envolvidas no caso.
Foram encontradas ainda irregularidades em viagens realizadas pelo ex-presidente Eduardo Duhalde e nas visitas do atual presidente ao Reino Unido, à Espanha e à França, em junho.
Segundo o secretário-geral da Presidência, Oscar Parrilli, os nomes dos três comandantes aparecem nas faturas que estão sendo analisadas. "Se optou por afastá-los durante as negociações", disse. Os acusados são Aldo Mario Perotti, Gustavo Cercedo e Víctor Pellizaro.
As investigações serão conduzidas pela juíza federal Maria Servini de Cubría, que já foi personagem de algumas polêmicas na Argentina. Foi ela a responsável por uma intervenção judicial sem embasamento legal feita no final de maio no diário "La Nación". (ELAINE COTTA)


Texto Anterior: Ásia: Após 22 anos, líder malasiano sai sob aplauso oriental e silêncio ocidental
Próximo Texto: Cruzeiro: Grécia barra navio com 430 passageiros infectados por vírus que causa diarréia
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.