São Paulo, Domingo, 02 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERU
Tribunal rejeita ações da oposição contra nova reeleição
Justiça confirma candidatura de Fujimori a terceiro mandato

das agências internacionais

A candidatura do presidente do Peru, Alberto Fujimori, a um terceiro mandato consecutivo recebeu ontem aprovação legal, apesar das críticas da oposição.
Em decisão inapelável, o Tribunal Nacional Eleitoral rejeitou anteontem 18 ações de opositores contra a candidatura. A oposição argumenta que a Constituição do país impede que Fujimori concorra nas eleições presidenciais de 9 de abril, já que só permite dois mandatos consecutivos.
A decisão favorável ao presidente já era esperada. A oposição afirma que o Tribunal é controlado pelo presidente.
Fujimori anunciou que seria candidato a uma segunda reeleição na última segunda-feira, afirmando que quer consolidar as reformas que abriram a economia do país na última década. Ele foi eleito pela primeira vez em 90.
Fujimori afirmou pretender prosseguir com sua política de combate à guerrilha de esquerda. Seu governo é acusado de desrespeitar os direitos humanos no combate aos rebeldes.
Se eleito, Fujimori poderá completar, em 2005, 15 anos consecutivos no poder. Para disputar a segunda reeleição, o presidente precisou da aprovação, pelo Congresso, onde possui maioria, de uma lei interpretativa da Constituição peruana, que considera que um eventual próximo mandato seria apenas o segundo na vigência da atual Carta.
A oposição afirma que a lei na qual o presidente se baseia é inconstitucional, por ter sido aprovada de forma autoritária, em 1993, após o presidente fechar o Congresso e intervir no Judiciário.


Texto Anterior: Vôo 814: Paquistão diz que grupo será preso e julgado se for ao país
Próximo Texto: Multimídia: Condenados à morte são tema da nova campanha da Benetton
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.