São Paulo, segunda-feira, 02 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Europa elogiam prisão, mas esperam que seja só primeiro passo

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

EUA e Europa elogiaram ontem a prisão de Milosevic, mas disseram que ela deve ser o primeiro passo para levá-lo ao tribunal internacional da ONU para a ex-Iugoslávia, em Haia (Holanda).
"A prisão de Milosevic deve ser um primeiro passo para levá-lo a julgamento por crimes contra a humanidade dos quais é acusado (pelo tribunal da ONU)", disse o presidente dos EUA, George W. Bush. "Sua prisão representa um importante passo para encerrar a era trágica de sua brutal ditadura", disse Bush em comunicado.
A Otan (aliança militar ocidental), que bombardeou a Iugoslávia em 1999 após relatos de que tropas de Milosevic estavam cometendo atrocidades contra a maioria albanesa da Província de Kosovo, também pediu que Milosevic seja levado a Haia. "Esperamos que a prisão seja o primeiro passo no caminho que leva a Haia", disse um porta-voz da aliança liderada pelos EUA.
"A prisão é um excelente primeiro passo, mas o final do caminho deve ser Haia", disse o chanceler britânico, Robin Cook. "A intenção do governo iugoslavo de abrir procedimentos criminais contra Milosevic, dentro da lei nacional, é um primeiro passo para que ele responda às acusações graves de abusos dos direitos humanos, pelas quais foi indiciado (em Haia)", disse Joschka Fischer, ministro do Exterior alemão.
A principal promotora do tribunal da ONU, Carla del Ponte, disse ontem estar otimista em relação a um julgamento de Milosevic pela corte internacional. "Eu diria que as chances não são pequenas. Não ocorrerá hoje ou amanhã, mas pode ocorrer em meses."
Ela pediu que a comunidade internacional ajude na busca de outros indiciados pelo tribunal da ONU por crimes de guerra, como os líderes sérvios da Bósnia Radovan Karadzic e Ratko Mladic.


Texto Anterior: Bálcãs: Milosevic fica na prisão ao menos 30 dias
Próximo Texto: Filha dispara tiros e sofre "colapso emocional" após a detenção do pai
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.