UOL


São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Straw volta a pedir ONU no pós-guerra

DA REDAÇÃO

O Reino Unido voltou a pressionar ontem pela participação da ONU no Iraque pós-guerra, pedindo que a organização supervisionasse as operações de ajuda humanitária e que novas resoluções garantissem a reconstrução do Iraque.
O ministro das Relações Exteriores britânico, Jack Straw, afirmou à Newspaper Society, em Londres, que gostaria que a ONU promovesse uma conferência de todos os grupos representativos da população iraquiana para planejar o futuro do Iraque depois que Saddam Hussein fosse derrubado.
"Espero que, depois que o regime de Saddam Hussein for removido, a ONU tenha uma papel de liderança na organização de uma conferência para reunir representantes de todas as seções da sociedade iraquiana", afirmou. "O objetivo dessa conferência seria colocar a responsabilidade por decisões sobre o futuro político e econômico do Iraque firmemente nas mãos da própria população iraquiana."
A declaração de Straw contradiz a posição dos EUA, que não querem entregar à ONU o controle do Iraque quando a guerra acabar. "Não pegamos esse enorme fardo para carregar com nossos parceiros da coalizão para não podermos ter um controle significativo sobre como [o Iraque] vai se desenvolver", disse o secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, na semana passada.
Mas Straw afirmou que o Reino Unido trabalharia por novas resoluções da ONU para garantir a integridade territorial do Iraque e que a riqueza originada no petróleo seja usada para beneficiar a população, além de endossar uma "administração pós-conflito apropriada".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Pós-guerra opõe Rumsfeld a Powell
Próximo Texto: Opositor de Saddam lista "erros" dos EUA
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.