São Paulo, terça-feira, 02 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CHILE
Ex-ditador não tem condições de se defender, alega advogado
General diz que Pinochet "está mal" e tem pouco tempo de vida

das agências internacionais

Augusto Pinochet tem pouco tempo de vida, afirma o general Luis Cortés Villas, um militar próximo ao ex-ditador chileno.
"Está mal, e o terrível é que não acreditam", afirmou à revista semanal chilena "Ercilla".
Segundo o general, o diabetes do qual sofre Pinochet está em um nível "muito difícil". Também sofreu outros derrames cerebrais, afirmou Cortés. "Sua vida está se apagando a cada dia."
A Corte de Apelações de Santiago deve decidir nesta semana se retira do ex-ditador a imunidade política da qual goza por ser senador vitalício, permitindo que seja julgado. Há mais de 90 ações na Justiça do país, acusando-o de crimes contra os direitos humanos durante seu governo (1973-1990).
Hoje, a corte deve decidir se ordena novos exames médicos para o general, como pede a defesa. O único motivo pelo qual Pinochet poderia deixar de ser julgado, segundo a legislação chilena, seria a constatação de demência.
Ricardo Rivadeneira, advogado de Pinochet, disse à corte que seu cliente não está em condições de preparar ou dirigir a sua defesa, devido ao seu estado de saúde.
O juiz Juan Guzmán, que centraliza as ações, afirmou que há suspeitas fundamentadas sobre a responsabilidade do ex-general no fuzilamento de 74 presos políticos em outubro de 73. As mortes teriam ocorrido sob suas ordens, sendo executadas pela chamada "caravana da morte", grupo de oficiais que percorria o país matando dissidentes.
Segundo seus familiares, o general está deprimido. "Sou quem está dividindo o país", disse o ex-general, segundo Cortés.


Texto Anterior: América Latina: Para EUA, pobreza ameaça democracia
Próximo Texto: Um garoto em disputa: Americanos seduzem o pai de Elián a não voltar, afirma Fidel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.