UOL


São Paulo, sexta-feira, 02 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRAGÉDIA

Cerca de uma centena de estudantes permanecia sob os escombros de escola que desabou; tremores são comuns na região

Terremoto deixa ao menos 100 mortos na Turquia

DA REDAÇÃO

Ao menos cem pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas por um terremoto que atingiu o leste da Turquia na madrugada de ontem. Cerca de 200 pessoas permaneciam debaixo dos escombros, entre elas uma centena de estudantes surpreendidos enquanto dormiam no dormitório de uma escola. O tremor, de 6,4 graus na escala Richter, ocorreu às 3h27 (21h27 de anteontem em Brasília), com epicentro próximo à cidade de Bingol, cerca de 700 km a leste de Ancara.
Equipes de resgate trabalhavam contra o tempo para tentar encontrar sobreviventes. Segundo o coronel Ata Kalkan, que organizava os esforços de resgate, até o final da noite já haviam sido retirados os corpos de 22 crianças e de um professor dos escombros do dormitório em Bingol, de quatro andares. Cerca de 200 estudantes dormiam no local.
Segundo o coronel Kalkan, pelo menos 75 crianças haviam sido resgatadas de bolsões de ar formados por beliches e armários.
Equipamentos especiais eram utilizados para tentar detectar ruídos de possíveis sobreviventes. Cerca de 15 horas após o colapso da escola, pedidos de ajuda podiam ser ouvidos dos escombros.
"Intensos esforços de resgate continuam. Nosso governo está determinado a lidar com rapidez com esse desastre", disse o premiê Tayyip Erdogan, que viajou para a região para acompanhar pessoalmente os trabalhos de resgate.
Os soldados tentavam conter a multidão de pais desesperados por notícias de seus filhos, gritando os nomes das crianças retiradas com vida dos escombros e levados para um hospital improvisado em cabanas montadas num local próximo.
"Uma pedra caiu na minha cabeça enquanto eu estava dormindo, e as camas tremeram. Dois amigos meus morreram", disse o estudante Muhyettin Yasikir à agência de notícias Reuters, enquanto era atendido no hospital.
As pessoas que acompanhavam os trabalhos aplaudiram quando um garoto foi retirado dos escombros e levado a uma ambulância. "Quem derrubou o prédio?", perguntou Veysel Dagdelen, 12. "Meus amigos estão lá dentro, pedindo ajuda", disse.
Além da escola, ao menos uma dezena de construções desabou em Bingol. Outras casas na cidade e em vilarejos próximos foram seriamente danificadas. O minarete de uma mesquita ruiu.
O Ministro da Habitação, Zeki Ergezen, disse que informações não oficiais indicam que os mortos podem chegar a 150.

Ocorrência comum
A ocorrência de terremotos é comum na Turquia, situada sobre uma série de falhas geológicas. Em 1971, um forte tremor em Bingol havia matado cerca de 900 pessoas.
Em 1999, dois grandes terremotos atingiram a região noroeste, matando cerca de 20 mil pessoas. As construções de má qualidade foram responsabilizadas, na época, pelo alto número de mortos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Oriente Médio: Israelenses matam 12 palestinos em Gaza
Próximo Texto: Direitos Humanos: Intelectuais se arrependerão, diz Fidel
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.