São Paulo, quarta-feira, 02 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA DO SUL

O principal líder negro do país fará 86 anos

Mandela anuncia retirada da vida pública para ficar com a família

DA REDAÇÃO

O primeiro presidente da África do Sul pós-apartheid e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, anunciou ontem que vai se "aposentar da aposentadoria". "Quando falei para um dos meus conselheiros que queria me aposentar, ele disse: "Você está aposentado". Então agora eu anuncio que estou me aposentando da aposentadoria", declarou para dezenas de jornalistas em Johannesburgo.
"Acredito que ninguém aqui irá me acusar de egoísmo por eu pedir para passar mais tempo com a minha família e com meus amigos enquanto ainda tenho saúde", disse o ex-presidente.
O líder negro, que fará 86 anos nas próximas semanas, afirmou que sua saúde vai "muito bem", apesar de sua aparência frágil e de apresentar dificuldade para caminhar sem a ajuda de uma bengala. Nelson Mandela passou 27 anos na prisão por lutar contra o apartheid (sistema de segregação racial que vigorou de 1948 a 1994).
Desde que deixou a Presidência do país em 1999 e se aposentou das atividades políticas, Mandela mantém uma agenda agitada. Arrecada fundos e contribui para projetos sociais, por meio de sua fundação, e ajudou até nas negociações para o fim da guerra civil no Burundi.
Agora quer diminuir o ritmo. Mandela disse que não irá se esconder da vida pública, mas que daqui em diante ele se manifestará quando quiser aparecer. "Não me liguem, eu ligo para vocês."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Marine paulistano relata "barra pesada"
Próximo Texto: Guerra sem limites: Réu americano é acusado pelos EUA de querer usar "bomba suja"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.