UOL


São Paulo, sábado, 02 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kelly foi achado sem relógio e com eletrodos

DO "INDEPENDENT"

Quando foi encontrado no local em que se suicidou, o cientista David Kelly estava sem o relógio e os óculos, tirados antes de cortar seu pulso esquerdo. O médico Nicholas Hunt, que fez a necropsia, encontrou depois quatro eletrodos colados no peito de Kelly.
Aos 59 anos, o cientista era um homem doente. Ele estava sofrendo de um "grau sério" de doença coronária quando saiu para sua caminhada trágica no campo, em 19 de julho.
Ao revelar detalhes do relatório da necropsia, o juiz Brian Hutton, que preside a investigação das circunstâncias em torno do suicídio, disse pela primeira vez o que foi achado.
Na primeira sessão do inquérito, Kelly foi o centro das discussões. O que emergiu delas foi um servidor público - ele era conselheiro do Ministério da Defesa- lutando para minimizar o dano à sua carreira gerado por um encontro informal com um jornalista.
O juiz também revelou uma carta escrita pelo cientista, de 30 de junho e enviada a seu superior no ministério. Ela confirma o encontro de 22 de maio com Andrew Gilligan, jornalista da BBC, que usaria Kelly como fonte em sua reportagem sobre o dossiê "inflado" de Tony Blair. A conversa havia sido sobre "experiências no Iraque, não para tratar do dossiê".


Texto Anterior: Crise ameaça independência da BBC
Próximo Texto: Iraque ocupado: Filha de Saddam diz que Bagdá caiu porque pai foi traído
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.