São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Parceria antiterror com os EUA deve continuar

DA ASSOCIATED PRESS

O problema do terrorismo tem pautado as relações entre os EUA e a Arábia Saudita recentemente e, de acordo com analistas norte-americanos, a cooperação entre os dois países nesse ponto deve permanecer em bons termos. Para Tom Casey, porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, a relação entre os dois países é "excelente"; ambos "trabalham juntos" no combate ao terrorismo.
Arábia Saudita e EUA têm um histórico de cooperação que se estreitou com a onda de atentados ao Ocidente iniciada no 11 de Setembro. Naquela ocasião, dos 19 terroristas suicidas que efetuaram os ataques a Nova York e Washington, 15 eram sauditas. A resposta saudita, não imediata, foi uma campanha antiterror agressiva, com prisões e o bloqueio de doações de dinheiro suspeitas de financiar grupos terroristas.
"Os sauditas negaram por muito tempo que tivessem problemas com terrorismo", afirma James Phillips, especialista em Oriente Médio da Fundação Heritage. "Enquanto Osama bin Laden estava matando americanos em vez de sauditas, eles não estavam tão preocupados". Mas, depois que a Al Qaeda promoveu atentados na Arábia Saudita, em maio de 2003, os sauditas melhoraram sua política antiterror, diz Phillips.
Ex-diplomatas norte-americanos também concordam que o rei Abdullah valoriza as boas relações com os EUA. Mas Geoffrey Kemp, do Centro Nixon, disse que vários dos irmãos do novo rei não apóiam tanto a política exterior dos EUA.
Para Edward S. Walker Jr., presidente do Instituto Oriente Médio, Abdullah está empenhado "em combater o terrorismo", o que significa que a sucessão do trono saudita "deve dar certo" para os EUA. Mas Walker, que já foi assistente do embaixador norte-americano na Arábia Saudita, expressou preocupação com uma eventual ascensão do príncipe Nayef, ministro do Interior, na hierarquia da corte. "Ele tem dito não acreditar que o terrorismo seja um problema", afirmou.

Texto Anterior: Oriente Médio: Rei saudita Fahd morre; Abdullah assume
Próximo Texto: Iraque sob tutela: Constituição será entregue dia 15, diz líder de comitê redator iraquiano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.