São Paulo, quinta-feira, 02 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INSPIRAÇÃO

Exposições e obras fazem críticas ao presidente em meio à convenção

Em silêncio, arte ataca Bush

RAFAEL CARIELLO
DE NOVA YORK

Enquanto a polícia estende as suas redes de "tolerância zero" ao redor da molecada anarquista e barulhenta de Nova York, outros protestos, silenciosos, acontecem na cidade-sede da Convenção Republicana.
O alvo de instalações e exposições em galerias de arte é o mesmo de sempre, o presidente George W. Bush, e estão reunidos sob o guarda-chuva do Festival Imagine de Artes e Idéias.
O "Salão da Liberdade", no SoHo, apresenta, entre suas 58 obras, um pequeno pôster de Yoko Ono onde se lê, óbvio, "Imagine Peace" (imagine a paz), em letras pretas sobre um fundo branco.
Há obras mais interessantes, como a que, à maneira do artista plástico brasileiro Leonilson, só que com menos delicadeza, borda palavras sobre um pano verde e diz: "Lutando por mais diversão, não por menos dor".
E há as mais explícitas, como o "Cartaz Amarelo", de Wayne Gonzales, que, como uma propaganda de rua, anuncia: "Ao vivo de Nova York, a Convenção Republicana", ilustrado com uma das fotos da tortura na prisão iraquiana de Abu Ghraib.
Outra obra apresenta uma reprodução integral do discurso de 2004 do republicano ao Congresso, mas que ressalta letras do texto para criar a seguinte mensagem: "Dane-se o resto do mundo, dane-se qualquer um que discorda de mim, danem-se todas as pessoas que não se parecem comigo, que não agem como eu, que não pensam como eu, danem-se eles todos. Que Deus continue a abençoar a América".
Numa praça asséptica próxima ao Distrito Financeiro, aparece um megafone gigante, a serviço de quem quiser protestar. O aparelho funciona, mas passa a maior parte do tempo em silêncio por falta de manifestantes.


Texto Anterior: Artigo: Lições de Shakespeare para Bush
Próximo Texto: Iraque sob tutela: França apela a árabes por jornalistas reféns
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.