São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com duas novas tormentas, 2005 beira o recorde

DA REDAÇÃO

O Centro Nacional de Furacões americano, em Miami, anunciou a formação do 19º e do 20º episódios meteorológicos do gênero da atual temporada, que vai até 30 de novembro.
Por enquanto 2005 tem a quarta temporada mais intensa em atividades de furacões e tempestades, mas, até novembro, é possível que este ano se torne o novo recordista desde que os fenômenos passaram a ser registrados, em 1851. A marca atual é de 21, registrada em 1933.
Segundo o centro, ainda são consideradas bem pequenas as chances de o primeiro vir a assolar o sudoeste dos Estados Unidos.
No início da madrugada de ontem, o fenômeno registrava ventos de 56 km/h e se situava cerca de 1.000 km a sudoeste do arquipélago de Cabo Verde, no oceano Atlântico. Ele se desloca a baixa velocidade e pode se dissolver em alto mar.
Já o segundo, que se transformou em um furacão de categoria 1 e foi batizado de Otis, se encontra no mar do Caribe. O governo do México declarou estado de emergência na região de cabo San Lucas, e cerca de mil pessoas foram removidas da área.
Cerca de 130 pessoas -a maioria famílias pobres e gente que trabalha na indústria turística local- se alojaram em abrigos abertos para os refugiados.
Ontem, o Otis se localizava a 235 km a oeste da costa sul da Califórnia e deveria se dirigir para o norte.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Tragédia nos EUA: Contratos pós-Katrina são contestados
Próximo Texto: Caos ajudou a alimentar mitos em Nova Orleans
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.