São Paulo, segunda-feira, 02 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terroristas do 11/9 surgem rindo em imagens de vídeo

Fita, feita no Afeganistão em 2000, foi obtida pelo jornal "Sunday Times"

Mohamed Atta, que liderou os ataques de 11/9, aparece sorrindo e brincando com Ziad Jarrah, que pilotou o vôo 93 da United Airlines


"The Sunday Times"/Associated Press
Os terroristas da Al Qaeda Ziad Jarrah (esq.) e Mohamed Atta, que agiram no 11 de Setembro, em vídeo revelado pelo "Times"


DA REDAÇÃO

Um novo vídeo divulgado ontem traz imagens de Mohamed Atta, que liderou os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 contra os EUA, sorrindo e brincando com um outro terrorista. Na seqüência, os dois assumem um aspecto sério e falam à câmara.
O vídeo traz mais de 30 minutos de imagens de Atta, que dirigiu um dos aviões que atingiram o World Trade Center, e de Ziad Jarrah, o piloto do vôo 93 da United Airlines, que caiu na Pensilvânia rural sem atingir seu alvo.
O jornal "Sunday Times", que originalmente obteve o vídeo, disse que ele foi feito no Afeganistão e traz a data do dia 18 de janeiro de 2000. O vídeo não tem som, e especialistas em leitura labial não foram capazes de decifrar o que os dois homens dizem.
Em algumas passagens, os dois parecem relaxados, riem e brincam antes de ficarem sérios e falarem diretamente à câmara. Num determinado instante, eles mostram um documento, que o "Times" identificou como um testamento, o estudam juntos e apontam para uma parte da página.
O jornal disse que obteve o vídeo através de "um canal previamente testado", mas não dá mais detalhes. Também afirmou que fontes da Al Qaeda e dos EUA confirmaram a autenticidade das imagens.
Elas mostram Atta e Jarrah sentados no chão e alternam entre tomadas fechadas, que mostram apenas seus rostos, e outras mais abertas nas quais se observa o que parece ser uma arma na parede próxima a eles. Ambos usam barbas.
O vídeo inclui imagens de um homem que parece ser Osama bin Laden, o líder máximo da Al Qaeda, falando a um grupo de cerca de 75 pessoas. De acordo com o "Sunday Times", as imagens devem ter sido feitas na fazenda Tarnak, que já foi a base de Bin Laden e fica no deserto próximo ao aeroporto da cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão.
Os espectadores estão sentados no chão e um homem que se parece com Bin Laden chega para falar-lhes. Algumas crianças também estão presentes. O homem está calmo, tem uma barba longa. Ele fala por mais de dez minutos.
Segundo o jornal, entre os espectadores está Ramzi Binalshibh, supostamente um dos planejadores do 11 de Setembro, hoje sob custódia dos EUA na prisão de Guantánamo.
Outro presente seria Nasir Ahmad Nasir al Bahri, segurança de Bin Laden que teria a missão de matá-lo caso ele corra o risco se ser capturado.
O vídeo pode ser visto no site do "Sunday Times", no endereço: www.timesonline.co.uk/


Com agências internacionais

Texto Anterior: Hungria: Em pleito municipal, oposição conquista principais cidades
Próximo Texto: Irã mantém imprensa sob pressão cerrada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.