São Paulo, sexta-feira, 02 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conselho da ONU aprova resolução contra violações

EM COPENHAGUE

O Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou ontem por unanimidade em Genebra uma resolução que "condena fortemente as violações ocorridas em Honduras desde o golpe de Estado" e pede o fim imediato de todos os abusos.
O texto foi proposto pelo Brasil com o apoio do Grupo de Países Latino-Americanos e do Caribe -inclusive Honduras, cujo governo deposto foi representado pela chanceler Patricia Rodas por meio do embaixador da Nicarágua.
O representante do governo golpista, Delmer Urbizo, foi retirado do Conselho no início da sessão, há três semanas, e deve ter a credencial cancelada.
A aprovação é um trunfo da diplomacia brasileira, que costurou o consenso inclusive com os EUA. No início da semana, após aparentes atritos com a diplomacia brasileira sobre o tema na sede da ONU em Nova York, representantes do Departamento de Estado americano em Genebra haviam se distanciado da resolução, dizendo que esperariam a versão final para endossar.
Para a embaixadora brasileira na ONU, Maria Nazareth Azevedo, a aprovação traz um avanço para que o conselho, normalmente reativo, assuma um papel mais ativo, fazendo "chamados políticos". A resolução pede também a confecção de um relatório sobre violações e dá "apoio aos esforços regionais para restabelecer a ordem constitucional". (LUCIANA COELHO)


Texto Anterior: Aumentam gestões por acordo em Honduras
Próximo Texto: Aliado de Obama barra viagem de senador ao país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.