São Paulo, sexta-feira, 02 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aliado de Obama barra viagem de senador ao país

DE WASHINGTON

Em mais um lance da guerra de nervos que virou a questão hondurenha no Congresso dos EUA, o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, o democrata John Kerry, bloqueou a aprovação da "viagem apuradora de fatos" que o colega republicano Jim DeMint faria hoje para Honduras.
Como presidente da comissão, Kerry tem poder para tanto, já que a viagem seria bancada com dinheiro público. A ação é resposta ao bloqueio que DeMint mantém à aprovação de dois diplomatas indicados pelo presidente Barack Obama para a América Latina. O republicano vem usando uma manobra regimental para impedir a aprovação dos nomes de Arturo Valenzuela para secretário-assistente para o Hemisfério Ocidental, o posto mais graduado para a região, e o do atual titular desse cargo, Thomas Shannon, para a Embaixada no Brasil.
DeMint justifica seu bloqueio justamente pela resposta do governo Obama ao golpe em Honduras. O republicano apoia Roberto Micheletti e endossa a versão de que não houve golpe. "Essas táticas intimidantes do governo Obama e do senador Kerry têm de parar", disse. Ele pediu ontem um avião ao Pentágono e disse ter recebido sinal verde -o Departamento da Defesa não havia confirmado até o fechamento desta edição.
A deputada republicana Ileana Ros-Lehtinen também anunciou viagem investigativa para Honduras. (SÉRGIO DÁVILA)


Texto Anterior: Conselho da ONU aprova resolução contra violações
Próximo Texto: Foco: Zelaya cobre janelas com papel-alumínio por temor de "raios de micro-ondas"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.