São Paulo, Quarta-feira, 03 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA
Presidente vai enviar lei ao Congresso
Chávez toma posse e pede "poder especial"

Reuters
Chávez, ao lado da mulher, sorri a simpatizantes antes de sua posse


das agências internacionais

O tenente-coronel e ex-líder golpista Hugo Chávez Frías assumiu ontem, em Caracas (capital), a Presidência da Venezuela. Em seu discurso de posse, disse que pedirá ao Congresso "poderes especiais" para combater a crise econômica.
Chávez, eleito no último dia 6 de dezembro, prometeu levar adiante "uma revolução política" e completar o processo que, segundo ele, se iniciou em 1992, quando da tentativa fracassada de golpe. Por liderar a insurreição, Chávez foi detido e cumpriu dois anos de prisão.
"Estamos recebendo uma bomba-relógio que está fazendo "tique-taque", e não temos tempo para desativá-la. Por isso vamos pedir uma lei habilitante que nos permita tomar decisões no nível Executivo sem a aprovação do Congresso", disse o novo presidente.
Chávez, também ontem, antecipou a convocação de referendo popular para decidir sobre a realização de uma Assembléia Constituinte. A votação deve ocorrer em, no mínimo, 30 dias e, no máximo, 60 dias. A convocação estava prevista para o dia 15. A oposição é contrária à Constituinte.


Texto Anterior: Argentina: Polícia ocupa ruas de Buenos Aires para evitar distúrbios
Próximo Texto: Mudança de rumo: Brasil defende ajuda da ONU ao Iraque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.