São Paulo, quarta-feira, 03 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz a Bush que o Brasil está disposto a ajudar

DO ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ao colega americano, George W. Bush, que o Brasil está disposto a colaborar com a força internacional que a ONU deverá enviar ao Haiti. O brasileiro ligou ontem cedo para Bush.
Segundo o porta-voz da Presidência, André Singer, a intenção de Lula é que o Brasil se junte às tropas internacionais ""na chamada fase dois", isto é, depois de três meses, quando teoricamente a paz já estiver restabelecida.
As conversas entre o Brasil e os EUA já vinham ocorrendo entre os Ministérios brasileiros da Defesa e das Relações Exteriores e o Departamento de Estado americano.
Os americanos estão ocupando uma posição de destaque no Haiti após a destituição do presidente Jean-Bertrand Aristide, no domingo passado. Os EUA, ao lado da França, enviaram militares ao Haiti logo após a destituição do presidente com o objetivo de restaurar a ordem no país.
O Brasil, apesar de reivindicar um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, não enviará tropas na fase de restauração da paz -a participação em forças multinacionais é vista como pré-requisito para o pleito.
O Chile, que ocupa uma cadeira temporária ao lado do Brasil, comprometeu-se a mandar soldados brevemente. Deverão ser enviados 120 chilenos.


Texto Anterior: Haiti: Líder rebelde diz estar no comando das forças de segurança haitianas
Próximo Texto: Eleição nos EUA: Kerry é o candidato democrata à Casa Branca
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.