São Paulo, segunda-feira, 03 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fraude menor reflete aumento de restrições

DO ENVIADO ESPECIAL

A eleição presidencial teve menor número de manipulações e fraudes, à primeira vista, que o pleito parlamentar de dezembro. Mas isso pode ter ocorrido devido a uma maior manipulação pré-eleitoral e à coibição do trabalho de observadores ontem.
Essa é a opinião do Instituto Golos, a principal entidade de monitoramento eleitoral da Rússia.
"Ainda estamos tabulando os dados, mas houve claramente abusos, em especial no voto de trânsito. Mas houve menos incidentes reportados que em dezembro. Mas isso talvez se explique porque nosso trabalho e o de outros órgãos tenha sido mais controlado", diz Tatiana Bogdanova, do Golos. O Kremlin nega tais pressões.
Ela e cinco voluntários dividiam ontem duas salas do Centro de Mídia Independente de Moscou, que ficava escondido atrás de uma porta de ferro ("Tecle o código 44 para abrir", dizia um suspeito cartaz) em um prédio em reformas no centro moscovita.
Ontem, segundo o Golos, houve vários casos fora de Moscou de uso duplicado ou triplicado do voto em trânsito, porque os eleitores não registravam seu nome nas primeiras vezes em que votaram.
Há relatos, já conhecidos, de estatais e empresas privadas forçando seus funcionários a votar com cédulas de trânsito em locais nos quais os patrões podem checar as listas de presença. Segundo o funcionário de uma estatal disse à Folha, isso aconteceu para que eles pudessem fazer represálias contra quem não apareceu ou não votou no governo -não há voto em branco ou nulo na Rússia.
Na seção eleitoral 84, visitada pela Folha no pleito de novembro, não houve registro claro de violações. O único sinal de mudança, na verdade, era no preço das laranjas oferecidas no estande de produtos baratos típico dos postos eleitorais russos: subiu de 40 rublos para 50 rublos o quilo (no mercado, custavam 60 rublos). Houve também relatos de distribuição de brindes, rifas, exames gratuitos e afins em todo o país. (IG)


Texto Anterior: Medvedev é eleito presidente russo
Próximo Texto: Kasparov critica apoio ocidental ao Kremlin
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.