São Paulo, quinta-feira, 03 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSATLÂNTICAS

GRÉCIA X MACEDÔNIA

Uma disputa em torno do nome da Macedônia deve impedir que a ex-república iugoslava receba o convite para ingressar na Otan. A Grécia reafirmou ontem que vetará a adesão porque não aceita o nome, historicamente correspondente a partes do território grego e búlgaro -o medo é que se reviva o sonho da "Grande Macedônia". Hoje o país está registrado na ONU como Antiga República Iugoslava da Macedônia e chegou a cogitar submeter a referendo nome sugerido pela entidade, "Republica da Macedônia (Skopje)", que menciona a capital. Os gregos preferem "Macedônia do Norte".

ARTIGO 5

Em tempo de expansão para o leste e de ameaças da Rússia, um dos pilares da Otan tem sido debatido em Bucareste. O artigo 5 do Tratado Atlântico, que prevê a ajuda dos aliados a qualquer país-membro atacado, ainda tem o mesmo efeito da Guerra Fria? Ameaças econômicas também podem acioná-lo? A conclusão foi a de que ou a aliança leva a sério o artigo 5 ou perde sua credibilidade. Para o americano Joseph Ralston, ex-comandante supremo da Otan, os novos candidatos devem cumprir os critérios de adesão, entre eles o de ter fronteiras pacíficas. "É melhor prevenir do que invocar o artigo 5."


Texto Anterior: EUA pressionam Otan a aumentar força no Afeganistão
Próximo Texto: Suspeita de corrupção faz premiê irlandês renunciar após 11 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.