São Paulo, sexta, 3 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA
Líder da extrema direita fica inelegível por dois anos; ele pode apelar da sentença
Justiça suspende direitos de Le Pen

de Paris

O presidente da Frente Nacional, principal partido de extrema direita da França, Jean-Marie le Pen, foi condenado ontem a três meses de prisão e teve seus direitos políticos suspensos por dois anos por um tribunal de Versalhes, nas proximidades de Paris.
Le Pen tem direito a sursis -suspensão da pena de prisão- e também foi condenado a pagar uma multa de 20 mil francos (cerca de US$ 3.200). Ele dispõe de dez dias para recorrer da decisão.
A condenação se deveu a um enfrentamento que Le Pen teve em maio do ano passado, na campanha para as eleições legislativas.
Le Pen fazia campanha por sua filha, que concorria à Assembléia Nacional, quando encontrou um grupo contrário a seu partido. Houve empurra-empurra, e o presidente da FN ofendeu e agrediu a deputada socialista Annette Peulvast-Bergeal. A cena foi registrada pela TV.
A FN divulgou que Le Pen comentaria a decisão somente hoje. O segundo homem na hierarquia da FN, Bruno Mégret, disse que a decisão faz parte de uma "maquinação político-judiciária".
Caso seja mantida a suspensão dos direitos políticos, Le Pen não poderá se candidatar à reeleição ao Parlamento Europeu, no ano quem vem. (RA)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.