São Paulo, Sábado, 03 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO
Barak e Arafat acertam encontro

das agências internacionais

O premiê eleito de Israel, Ehud Barak, e o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Iasser Arafat, acertaram em conversa telefônica ontem que vão se encontrar logo após a posse de Barak, na semana que vem.
A reunião pode representar a retomada de negociações de paz, congeladas desde janeiro. Sua data não está definida. Barak, que promete acelerar o processo de paz com os palestinos, tem prazo até quarta para assumir o governo.
No início do ano, o premiê Binyamin Netanyahu suspendeu a retirada de tropas israelenses da Cisjordânia, acusando os palestinos de não cumprir compromissos de segurança assumidos em acordos assinados em outubro de 98 em Wye Plantation (EUA).

Polêmica com os EUA
Barak criticou ontem declaração do presidente dos EUA, Bill Clinton. Em entrevista na quinta, Clinton disse que "gostaria que o povo palestino se sentisse livre e fosse livre para viver onde quisesse".
A afirmação foi vista em Israel como apoio ao direito de retorno de refugiados palestinos que deixaram a região depois da criação do Estado de Israel, em 1948.
"A afirmação de Clinton sobre o direito de retorno é inaceitável por Barak", disse ontem uma porta-voz do premiê eleito. "Trata-se aparentemente de um mal-entendido, e seria apropriado que a administração (dos EUA) o esclarecesse e corrigisse."


Texto Anterior: ONU substitui Vieira de Mello
Próximo Texto: Paz ameaçada: Blair tenta salvar acordo na Irlanda do Norte
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.