São Paulo, Sábado, 03 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça mais sobre o arsenal do IRA

das agências internacionais

O amplo arsenal do IRA (Exército Republicano Irlandês) -cuja existência é motivo agora do impasse no processo de paz da Irlanda do Norte- foi constituído principalmente nos anos 80, com a ajuda do líder líbio Muammar Gaddafi.
Naquela época, com o mundo ainda dividido pela Guerra Fria, o dirigente da Líbia apoiava grupos de "libertação nacional" que combatessem o "imperialismo" britânico e norte-americano.
Cerca de 75% dos armamentos dos militantes católicos estão escondidos na República da Irlanda, segundo funcionários dos serviços de inteligência britânicos.
O IRA possuiria cerca de 2,7 toneladas de explosivos plásticos e mil metralhadoras. As estimativas são da revista especializada em defesa "Jane's Inteligence Review".
O arsenal do IRA contaria também com 1.200 detonadores, seis lança-mísseis, 25 lança-foguetes, 40 lança-granadas, 100 pistolas e 1 milhão de cartuchos de diversos calibres.
Para a polícia norte-irlandesa, a arma mais poderosa do IRA é sua capacidade de fabricar explosivos a partir de fertilizantes agrícolas.
Segundo a "Jane's", o arsenal de milícias protestantes unionistas (inimigas do IRA, que defendem a manutenção da região sob a esfera de poder de Londres) é pequeno se comparado ao do grupo católico.


Texto Anterior: Paz ameaçada: Blair tenta salvar acordo na Irlanda do Norte
Próximo Texto: Cerco ao ex-ditador: EUA estudam processo contra Pinochet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.