São Paulo, sábado, 03 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desnutrição afeta quase 50% das crianças palestinas

DA REUTERS

Quase 50% das crianças palestinas sofrem de desnutrição em razão do bloqueio militar israelense, diz pesquisa do Escritório Palestino de Estatísticas com apoio do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
Cerca de 65% das 5.228 famílias entrevistadas disseram ter dificuldades para obter comida. Abdallah, bebê de 16 meses, é um exemplo. Carregado por sua mãe, Fatma, a sua cabeça apoiada em seus braços é um sinal de que seu cérebro não está se desenvolvendo como deveria devido à desnutrição.
"Temo que ele sofrerá para sempre", disse Fatma, chorando, numa clínica de Gaza. "Tento acalmá-lo, mas ele tem frequentes febres."
Dezenas de mães levam seus filhos à Ard el Insan Palestine, única agência de ajuda a crianças desnutridas nos territórios palestinos.
Segundo Itedal al Khatib, diretor da organização, milhares de mães que precisam de ajuda estão fora de seu alcance devido à dificuldade de movimento na região. Mesmo assim, o número de casos atendidos triplicou com a Intifada.
Israel diz lamentar os problemas causados pela ocupação à população. Afirma desejar aliviar o cerco, mas que os atentados obrigam suas forçar a permanecer para combater o terrorismo.



Texto Anterior: Oriente Médio: Ofensiva de Israel mata 3 em Nablus
Próximo Texto: Venezuela: Chavistas e polícia trocam tiros em Caracas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.