São Paulo, segunda-feira, 03 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irã anuncia expansão nuclear

Sob rígidas sanções da ONU por conta de seu programa nuclear, Teerã anunciou ontem que atingiu a marca de 3.000 centrífugas para enriquecimento de urânio. O Irã afirma que seu programa visa a produzir energia, mas EUA e União Européia temem que o país busque a bomba atômica.
"O Ocidente achou que a nação iraniana iria desistir após uma mera resolução, mas agora nós demos mais um passo no programa nuclear e lançamos mais de 3.000 centrífugas, instalando uma nova cascata [de centrífugas] a cada semana", disse o presidente Mahmoud Ahmadinejad.
Segundo um relatório emitido na última semana pela AIEA, a agência nuclear da ONU, o Irã tem 2.000 centrífugas só na usina de Natanz e outras 650 em fase de teste.
Há duas semanas, Teerã fechou um acordo com a AIEA que dá aos inspetores da agência acesso regular a suas instalações, a fim de mostrar que não produz armas atômicas. Na semana passada, a mesma AIEA disse que as informações de Teerã sobre seus experimentos com plutônio condizem com as informações que tem.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Coréia do Norte aceita parar plano nuclear
Próximo Texto: Após 105 dias de combate, Líbano retoma campo de refugiados
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.