São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Americanos buscam mulher mais "dedicada"

DE PEQUIM

Homens norte-americanos são um grupo ativo na busca de mulheres com quem se casar em outras partes do mundo, especialmente em países asiáticos, latino-americanos e do Leste Europeu. Suas motivações são semelhantes às da maioria dos homens ocidentais que optam por relacionamentos com chinesas.
"Muitos deles falam de sua insatisfação com as mulheres norte-americanas, preocupadas com suas carreiras e não suficientemente comprometidas com o casamento e a família", disse à Folha a antropóloga americana Nicole Constable, em entrevista por telefone dos Estados Unidos.
Professora da Universidade de Pittsburgh, Constable entrevistou dezenas de homens e mulheres para seu livro "Romance on a Global Stage" (romance em um cenário global), concentrando-se em relacionamentos com chinesas e filipinas.
Segundo a antropóloga, o grau de comprometimento com o casamento e a dedicação à família e aos filhos parece estar na base da procura dos homens por mulheres asiáticas.
Algumas de suas conclusões derrubam estereótipos associados a uniões entre mulheres de países em desenvolvimento e homens de países ricos.
Segundo ela, a mudança para os EUA não é a motivação da maioria das chinesas que buscam relacionamento com americanos. "Vi muitos casos de chinesas que recusaram ofertas de casamento por acreditarem que não se tratava do homem certo para elas."
Outro estereótipo que considera infundado é o da chinesa submissa.
A antropóloga acha que elas têm maior dedicação ao casamento que as ocidentais, mas esperam igualdade na relação. (CT)

Texto Anterior: China global: Mais chinesas se casam com ocidentais
Próximo Texto: Casal prova que idiomas não são obstáculo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.