UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eleitorado está rachado, segundo pesquisa sobre sucessão nos EUA

DE NOVA YORK

Um ano antes da próxima eleição presidencial nos EUA, os americanos estão divididos entre reeleger o atual presidente, George W. Bush (republicano), ou optar pelo candidato democrata. Os dados são de pesquisa divulgada ontem pelo jornal "The Washington Post" e pela rede de TV ABC.
Se a eleição fosse hoje, 48% dos entrevistados escolheriam Bush e 47% votariam no democrata, cujo nome só será definido em 2004.
A maioria dos entrevistados, 56%, segue aprovando o trabalho do presidente -três pontos percentuais acima da pesquisa anterior, de 13 de outubro. Mas no auge da popularidade de Bush, logo após os atentados de 11 de setembro de 2001, o índice era de 90%.
As constantes baixas militares americanas no Iraque e a economia são os principais fatores de descontentamento com Bush.
Hoje, 45% das pessoas ouvidas aprovam a maneira como Bush conduz a economia, e 47% aprovam sua política externa para o Iraque. Enquanto a aprovação do desempenho econômico de Bush está abaixo de 50% desde março, a aprovação de seu trabalho no Iraque só ficou abaixo desse percentual em julho.
Os custos da ocupação e da reconstrução do Iraque, em detrimento do investimento no país, também corroem a popularidade do presidente: 64% dos americanos são contra destinar US$ 87 bilhões para a reconstrução do Iraque e do Afeganistão, e só 40% do entrevistados disseram que o atual presidente "entende os problemas de pessoas como você".
As entrevistas foram feitas antes da divulgação de índices que apontam crescimento de 7,2% da economia, na última quinta-feira.
A pesquisa ouviu 1.003 pessoas entre os dias 26 e 29 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais para cima ou para baixo. (CÍNTIA CARDOSO)


Texto Anterior: "Numa guerra difícil, nós vamos ter dias trágicos", diz Rumsfeld
Próximo Texto: Trauma do Vietnã já ronda crise iraquiana
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.