São Paulo, segunda-feira, 03 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Corpo de agente chega aos EUA

DA REDAÇÃO

O corpo do agente da CIA (agência de inteligência dos EUA) que morreu há oito dias em um motim carcerário no Afeganistão foi entregue aos EUA, na base aérea de Andrews, em Washington.
Johnny Michael Spann, 32, foi o primeiro norte-americano a morrem em combate contra a milícia extremista Taleban. Spann morreu no dia 25 de novembro durante uma revolta em um forte próximo a Mazar-e-Sharif, onde havia prisioneiros membros da rede terrorista Al Qaeda e partidários do Taleban.
Apesar de a CIA não comentar as atividades de Spann, acredita-se que ele estaria envolvido no interrogatório da Aliança do Norte de prisioneiros no forte.
Não havia previsão de cerimônia, e o caixão seria levado em um carro funerário a local particular.

Motim
O motim, de acordo com a Aliança do Norte, foi iniciado quando seus soldados e forças especiais americanas e britânicas estavam com o controle do forte Qala-i-Janghi, a 10 km de Mazar-e-Sharif, na semana passada.
O enfrentamento começou no domingo, dia 25, quando aproximadamente 400 prisioneiros apoderaram-se de armas no forte controlado pelo general Abdul Rashid Dostum, da Aliança.
Com bombardeios, os EUA auxiliaram a Aliança do Norte a controlar a rebelião, que durou quase três dias e resultou na morte de quase todos os rebelados.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Para o Pentágono, queda de Candahar está próxima
Próximo Texto: Tríplice fronteira: Extremistas receberam US$ 50 mi de Foz do Iguaçu
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.