São Paulo, sábado, 03 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA estão isolados no meio de ditaduras

DA REPORTAGEM LOCAL

A cada dez prisioneiros executados, mais de 9 são de países asiáticos em que não há democracia. Os Estados Unidos estão em má companhia e ocupam nesse cenário uma posição singular. Foram, no ano passado, o quarto país em número de execuções (59), ficando atrás da China (3.400), do Irã (159) e do Vietnã (64).
A pena de morte existe em 75 países. Em 121 outros, ela foi completamente abolida, existe, mas não é aplicada, ou então existe só para crimes de guerra. São informações da Anistia Internacional.
Em termos de crueldade na forma de execução, a Arábia Saudita decapita os condenados. Ela executou 78 neste ano. Há apedrejamento no Afeganistão e no Irã.
A forca foi usada em Cingapura 420 vezes desde 1991. Por ser um país pequeno, com menos da metade da população do município de São Paulo, ele ocupa a primeira posição em executados per capita.
Há, por fim, rotos que falam dos rasgados. O Departamento de Estado dos Estados Unidos critica a China em seu relatório sobre direitos humanos em razão dos processos de tramitação sumária, necessários para justificar a execução de criminosos.
(JBN)


Texto Anterior: Chegam a mil as execuções de americanos
Próximo Texto: Análise: Crença na punição bíblica sustenta pena
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.