São Paulo, sexta-feira, 04 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro quer proteger indústria

DE BUENOS AIRES

O novo ministro da Produção, José Ignácio de Mendiguren, tomou posse ontem com uma postura de protecionismo à indústria da Argentina.
"Temos que tomar as medidas necessárias para que o pouco que ainda se consome na Argentina seja produzido pela indústria local", afirmou Mendiguren, após ser empossado como titular do Ministério da Produção do governo de Eduardo Duhalde. Mendiguren era, até a manhã de ontem, presidente da União Industrial Argentina.
"O Gatt [Acordo Geral de Tarifas e Comércios] permite, quando um país está em crise e não pode cumprir com os pagamentos de sua dívida, que essa situação seja estendida ao setor comercial. Isso permite que se proclame a produção argentina em estado de emergência", disse Mendiguren, provavelmente se referindo às regras que regem a Organização Mundial de Comércio.
Em declarações a uma rádio local, Mendiguren afirmou que sua meta é trazer para a Argentina um "modelo industrialista" e mudar a visão econômica que se tornou hegemônica na última década, baseada na conversibilidade e na abertura.
Mendiguren, 51 anos, quatro filhos, abandonou a vaga de presidente da União Industrial Argentina sete meses após assumir este posto. Para o ministro, a simples saída da conversibilidade não vai assegurar a recuperação da indústria argentina. "Tem de haver um plano para ser somado [à mudança na política cambial]." (FV)



Texto Anterior: "Chiche" critica Suprema Corte
Próximo Texto: Análise: Argentinos tentam segurança em bancos multinacionais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.