São Paulo, sexta-feira, 04 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dois americanos deram choques em prisioneiro

DA ASSOCIATED PRESS

Dois marines americanos se declararam culpados de aplicar choques elétricos em um prisioneiro iraquiano. O abuso ocorreu em abril -meses após as torturas na prisão bagdali de Abu Ghraib- em um centro de detenção no sul do país.
Os recrutas Andrew Sting e Jeremiah Trefney, ambos de 19 anos, se apresentaram a uma corte marcial no Iraque em 14 de maio. Eles e dois colegas aplicaram os choques para punir um detento que jogara lixo fora de sua cela e falara alto.
Sting foi sentenciado a um ano de prisão, rebaixamento de patente, suspensão do soldo e expulsão. Trefney recebeu a mesma pena, mas quatro meses menos de prisão. Os outros dois aguardam a decisão da corte.
A punição é a mesma aplicada a Jeremy Sivits, o único já julgado pela tortura em Abu Ghraib. Outros seis militares foram indiciados.


Texto Anterior: Iraquianos exigem ter controle sobre segurança e recursos do país
Próximo Texto: Missão no Caribe: Haitianos pedem emprego para soldados brasileiros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.