São Paulo, quinta-feira, 04 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otan acata lista de pedidos de Washington

DA REDAÇÃO

A França e a Alemanha atenderão aos pedidos de cooperação feitos pelos EUA à Otan (aliança militar ocidental), entidade da qual os três países fazem parte.
Os norte-americanos fizeram 19 pedidos aos seus aliados na Otan, entre os quais uma permissão ilimitada para sobrevoar seus territórios, o uso de bases de aéreas na Europa e de uma rede de postos de reabastecimento que possam ser utilizados pelos aviões dos EUA.
O chanceler (premiê) da Alemanha, Gerhard Schröder, afirmou que o seu país cooperará integralmente com os desejos dos EUA.
O governo francês ofereceu suas forças especiais para operações no Afeganistão. Navios franceses no oceano Índico podem ajudar com apoio logístico à frota norte-americana na região, afirmou o primeiro-ministro da França, Lionel Jospin.
O espaço aéreo francês também foi liberado. Por enquanto, porém, apesar do oferecimento de ajuda, a França não deverá interferir militarmente na região.
O apoio da Otan aos EUA está previsto em uma cláusula de defesa mútua da aliança, segundo a qual "um ataque contra um dos membros é considerado um ataque contra todos", desde que o este tenha partido de forças estrangeiras.
Anteontem, segundo a Otan, os EUA apresentaram provas do envolvimento do saudita Osama bin Laden nos atos terroristas do dia 11 de setembro. Mas elas não foram tornadas públicas.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Diplomacia: Rússia tenta cavar espaço na Otan
Próximo Texto: Opinião: Terror nuclear é perigo real, diz especialista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.