São Paulo, quarta, 4 de novembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exército teve sua maior derrota

das agências internacionais

Às vésperas de iniciar um processo de paz com o governo, a guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) impuseram às tropas governistas sua pior derrota dos mais de 30 anos da guerra civil colombiana.
No domingo, em um ataque a uma base militar de Mitú, capital do Comissariado de Vaupés (fronteira com o Brasil), do qual participaram mais de mil guerrilheiros, cerca de 80 soldados foram mortos e outros 45 feitos reféns, segundo informou a Cruz Vermelha. Pelo menos dez civis também morreram na ação.
Anteontem, um comando do Exército, com cerca de 200 militares, que tentou lançar uma contra-ofensiva foi emboscado. Na operação, morreram outros 20 soldados colombianos.
O presidente do país, Andrés Pastrana, encurtou uma viagem à Venezuela devido ao ataque.
Os combates em Mitú são mais uma demonstração de força das guerrilhas. Negociações de paz entre as Farc e o governo estão previstas para começar no próximo sábado.
O governo já desmilitarizou uma área de 42 mil km2, atendendo a exigência das Farc, que impôs a retirada como condição para sentar à mesa de negociações.
Apesar do ataque, autoridades colombianas afirmaram que o processo de paz não deve ser prejudicado. "O governo continuará com seu objetivo de buscar a paz", disse Víctor Ricardo, do Conselho Presidencial para a Paz.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.