São Paulo, terça, 5 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índia tenta deter ataques a cristãos

da "Reuters"

Autoridades do Estado de Gujarat, no oeste da Índia, entraram ontem em estado de alerta para evitar novos ataques contra cristãos. Nova onda de violência contra templos, escolas missionárias, padres e freiras começou no Natal.
A última ação ocorreu na madrugada de sexta para sábado, quando um templo do distrito de Dang foi atacado por uma multidão.
A polícia afirma ter mobilizado 400 homens para vigiar escolas e igrejas. O principal problema, segundo as autoridades, é que várias localidades são de difícil acesso.
Os cristãos responsabilizam extremistas hindus pelos ataques. Os hindus dizem que missionários estão forçando populações pobres e tribais a se converterem ao cristianismo, mas negam as acusações de violência contra cristãos.
Os cristãos formam 2,3% da população indiana, estimada em 960 milhões. Os hindus são 80%. A Índia e o Estado de Gujarat são governados pelo partido nacionalista hindu Bharatiya Janata.
O ano passado foi marcado pelo aumento da violência contra cristãos em Gujarat. Houve mais de 60 casos de queima de igrejas e Bíblias, estupros e outros ataques, a maioria deles na região de Dang. Em 97, foram registrados 15 casos.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.