UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Países do Leste Europeu fazem carta pró-EUA

DA REDAÇÃO

Até dez países do Leste Europeu devem assinar uma declaração de apoio aos EUA num possível ataque ao Iraque. O texto, que está sendo preparado pelo grupo Vilna 10 (Vilna é a capital da Lituânia), deve ser anunciado hoje, após o discurso do secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, no Conselho de Segurança da ONU.
O grupo foi criado em 2000 por países interessados em integrar a Otan (aliança militar ocidental, liderada pelos EUA). Sete já foram convidados: a Bulgária, a Romênia, a Eslováquia, a Eslovênia, a Estônia, a Letônia e a Lituânia. A Albânia, a Croácia e a Macedônia pleiteiam uma vaga.
Para esses países, entrar na Otan significa romper com o passado e se aproximar do Ocidente, além de receber proteção militar dos EUA. Se houver guerra, alguns deles deverão ceder bases aéreas aos EUA ou abrir seu espaço aéreo. Segundo o secretário da Defesa dos EUA, Donald Rumsfeld, os países do Leste Europeu formam a "nova Europa", minando o poder do eixo franco-alemão.
Na semana passada, outros oito países europeus (Reino Unido, República Tcheca, Dinamarca, Hungria, Itália, Polônia, Portugal e Espanha) divulgaram carta de apoio aos EUA. Mas a França (com direito a veto no CS) e a Alemanha continuam a se opor ao uso da força militar contra o Iraque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque na mira: Blair não convence Chirac a aderir à guerra
Próximo Texto: Guerra acentuará divisão européia, diz analista
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.