UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputados do Brasil levam apoio a Bagdá

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Uma comissão de deputados da base de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está no Iraque para dar apoio ao governo do ditador Saddam Hussein contra uma guerra.
Os deputados Dr. Rosinha (PT-PR), Tarcísio Zimmermann (PT-RS), Orlando Fantazzini (PT-SP) e Jamil Murad (PC do B-SP) encontraram-se ontem com o vice-primeiro-ministro iraquiano, Tareq Aziz, numa comitiva com outros 35 parlamentares europeus, de apoio ao Iraque. A comitiva foi organizada durante o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, que paga as despesas.
Para chegar a Bagdá, eles tiveram de percorrer 600 km de carro viajando de Amã (Jordânia). A comunicação tem sido um problema. Nenhum dos quatro fala bem inglês -árabe, nem pensar. Segundo relato de assessores, a ascendência árabe de Murad está gerando cenas curiosas, com pessoas na rua tentando conversar com ele na língua de seus antepassados. Hoje, os parlamentares brasileiros se reúnem com deputados europeus, artistas e representantes de ONGs.

Carta a Bush
Quatro vencedores do Prêmio Nobel e cerca de 40 intelectuais e líderes pacifistas enviaram uma carta ao presidente norte-americano, George W. Bush, em protesto contra a provável operação militar no Iraque. (ANA PAULA GRABOIS)


Com agências internacionais


Texto Anterior: Guerra acentuará divisão européia, diz analista
Próximo Texto: Kuait fechará área próxima ao Iraque no dia 15
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.