UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pentágono investiga comandante

DA REUTERS

O inspetor-geral do Pentágono, Joseph Schmitz, investiga possíveis irregularidades de conduta por parte do general Tommy Franks, que provavelmente comandará uma eventual guerra contra o Iraque. Um porta-voz do Pentágono confirmou as investigações, mas não deu detalhes.
Segundo o jornal "The Washington Post", Franks teria permitido que sua mulher presenciasse reuniões secretas, viajasse em aviões militares sem reembolsar o Estado e se beneficiasse de serviços de caráter pessoal prestados por funcionários do Pentágono, entre eles o de guarda-costas.
O secretário de Defesa, Donald Rumsfeld, divulgou nota de apoio: "O general Franks é um comandante de enorme talento, um líder que sempre foi e permanece fielmente concentrado em seus objetivos. É um homem da maior integridade", disse.
Franks é comandante do Comando Central dos EUA, com sede na Flórida. Conduziu a guerra no Afeganistão, iniciada em 2001, está à frente dos preparativos para uma possível guerra contra o Iraque e, caso ocorra um ataque, deve comandar as operações militares. As investigações são secretas e não têm prazo para acabar.


Texto Anterior: Kuait fechará área próxima ao Iraque no dia 15
Próximo Texto: Saddam rechaça ligação com Al Qaeda
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.