UOL


São Paulo, quarta-feira, 05 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NOVA YORK

Ambos prevêem prédio mais alto do mundo

Dois projetos são finalistas para substituir o World Trade Center

DA ASSOCIATED PRESS

Dois projetos que propõem estruturas arquitetônicas mais altas do que qualquer outra existente atualmente no mundo foram escolhidos como finalistas para a reconstrução do World Trade Center, as torres de Nova York destruídas nos atentados de 11 de setembro de 2001.
Os projetos finalistas são do grupo de arquitetura THINK, baseado em Nova York, e do arquiteto Daniel Libeskind, que vive em Berlim e é o autor do Museu Judaico, na capital alemã.
A decisão final deverá ser tomada no final do mês pelas autoridades responsáveis pelo antigo World Trade Center.
Os dois projetos selecionados apresentam estruturas mais altas do que as torres gêmeas de Petronas, na Malásia, com 444,9 metros. O World Trade Center tinha 405 metros.
Nenhum dos dois projetos prevê a construção de escritórios até o topo da estrutura. Ambos incluem uma vista para o local onde será construído um memorial às cerca de 2.800 pessoas mortas nos atentados terroristas orquestrados pelo saudita Osama bin Laden e sua rede Al Qaeda. Os projetos para o memorial serão escolhidos numa competição à parte.
Os dois finalistas foram escolhidos entre nove projetos que, por sua vez, haviam sido selecionados entre 407 propostas de todo o mundo. Após ser aprovado, o projeto finalista poderá ainda sofrer mudanças.


Texto Anterior: Powell tenta hoje convencer a ONU sobre o Iraque
Próximo Texto: Bálcãs: Sérvia e Montenegro põem fim à Iugoslávia e fundam novo país
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.