UOL


São Paulo, sábado, 05 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coalizão diz ter encontrado pó "suspeito"

DA REDAÇÃO

Milhares de caixas cheias de pó branco, antídoto para agente nervoso e instruções para o uso bélico de produtos químicos teriam sido achados ontem por tropas americanas em um complexo industrial em Latifiyah, 40 km ao sul de Bagdá. O Exército o EUA definiu o pó como "suspeito", mas um oficial que participou de testes com o produto e pediu anonimato disse que provavelmente o pó seria um simples explosivo.
Em outro local do mesmo complexo, teriam sido encontrados frascos de atropina e pralidoxima, substâncias usadas no tratamento de vítimas de gás paralisante, e um frasco de "tabun" -agente nervoso possivelmente usado pelos iraquianos na guerra contra o Irã (1980-1988), segundo os EUA.
Inspetores de armas da ONU estiveram no mesmo local mais de 10 vezes antes da guerra e não registraram nada anormal.
A coalizão também disse ter achado um suposto centro de treinamento para o uso de armas químicas no meio do deserto iraquiano, no oeste do país.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Combates no norte chegam perto de Mossul
Próximo Texto: Ataque suicida mata três americanos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.