UOL


São Paulo, sábado, 05 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morre primeiro correspondente "embutido" em tropas americanas

ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

Michael Kelly, 46, tornou-se o primeiro jornalista "embutido" na cobertura montada pelo Pentágono a morrer na guerra.
Colunista do jornal "Washington Post" e editor da revista "Atlantic Monthly", Kelly é também o primeiro jornalista americano morto no Iraque, o quarto desde o início do conflito.
O número já é igual ao da primeira Guerra do Golfo, em 1991. Antes de Kelly, morreram um câmera australiano, um câmera da rede BBC e um repórter de uma televisão britânica. Há ainda dois jornalistas desaparecidos.
Nenhum deles, porém, fazia parte do programa, inédito, criado pelo Departamento de Defesa dos EUA para agrupar jornalistas às tropas e navios que participam da guerra. Há cerca de 600 profissionais cobrindo o conflito como participantes de agrupamentos das forças americanas.
Kelly, que estava com a Terceira Divisão da Infantaria do Exército americano, morreu anteontem à noite em um acidente com o jipe em que estava -um soldado americano também morreu junto com Kelly, segundo divulgou o Departamento de Defesa dos EUA, que não forneceu mais detalhes sobre o episódio. Militares americanos afirmaram acreditar que se tratou mesmo de um acidente e que não houve combate.
Kelly havia trabalhado na primeira Guerra do Golfo. Em entrevista à rede ABC, no mês passado, ele disse que não via grande ameaça em estar no Iraque. "Há algum perigo, mas você está rodeado por um Exército, literalmente, que vai fazer o possível para mantê-lo fora de perigo".
O presidente George W. Bush disse lamentar a morte de Kelly. David Bradley, dono da Atlantic Monthly, afirmou que a revista "teve 145 anos de momentos bons e ruins, mas nenhum deles mais triste que o de agora".


Texto Anterior: Mídia árabe destaca sofrimento de civis causado por EUA
Próximo Texto: Basra pode inspirar a ação na capital
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.