São Paulo, sexta-feira, 05 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Linha israelense é famosa por segurança

DA REDAÇÃO

A companhia aérea israelense El Al é considerada a mais segura do mundo e nunca foi alvo de um atentado durante o vôo em mais de 30 anos de existência, apesar de, segundo o presidente da empresa, David Hermesh, receber ameaças diariamente.
Devido ao conflito árabe-israelense, a El Al implementou um forte sistema de segurança tanto nas suas aeronaves quanto em suas instalações no solo, pois teme ser alvo de atentados de grupos extremistas.
No solo, porém, antes da ação de ontem, a El Al já havia sido alvo de atentado. Em 1985, no balcão de venda de passagens da companhia em Roma, terroristas abriram fogo e lançaram granadas, matando 17 pessoas e ferindo mais de cem.
A companhia aérea foi a primeira a blindar as portas da cabine dos pilotos e sempre há pelo menos dois policiais israelenses armados dentro das aeronaves para eventual enfrentamento com sequestradores. Todos os pilotos da El Al são veteranos da Força Aérea israelense e são treinados para utilizar armamentos.
Antes de embarcar em um avião da El Al, é preciso comparecer ao aeroporto com uma antecedência duas vezes superior em média ao de outras companhias aéreas. Os passageiros passam por uma rígida fiscalização de bagagem e por um longo interrogatório que é realizado por agentes de segurança treinados.
Enquanto respondem a perguntas, os passageiros são analisados psicologicamente, por meio do tom de voz, da linguagem corporal e do humor.
Todas as informações são enviadas por computador para serviços de inteligência, nos quais é feita uma avaliação instantânea. Se houver alguma dúvida em relação ao passageiro, sua entrada no avião não é autorizada.
Próximo aos balcões de check in, há sempre pelo menos um outro policial armado, como o que matou ontem o suspeito de ter disparado os tiros em Los Angeles. Além disso, os balcões de check in se situam, em geral, nos locais mais isolados e seguros dos aeroportos.



Texto Anterior: Balcão da Varig fica próximo ao da El Al
Próximo Texto: Aeroporto é um dos menos seguros dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.