São Paulo, Quinta-feira, 05 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País procura novos prédios

da Reportagem Local

O governo dos EUA já começou a procurar novos endereços para os consulados do Rio e de São Paulo, afirma o adido de imprensa da Embaixada dos EUA em Brasília, Terry Davidson.
Os dois prédios que abrigam os consulados hoje foram considerados inseguros e vulneráveis a ataques terroristas por causa de sua proximidade com a rua.
"Quando os prédios ficam perto da rua, qualquer um poderia tentar jogar uma bomba passando de carro na rua", disse Davidson. O ideal é que os prédios ficassem a pelo menos 30 metros da rua.
Segundo ele, desde agosto do ano passado (quando ocorreu um ataque à Embaixada dos EUA no Quênia), uma comissão do Departamento de Estado começou a avaliar a segurança dos prédios em várias cidades do mundo. Os EUA consideram que, em um mundo globalizado, terroristas podem viajar até locais onde os prédios sejam mais vulneráveis para realizar seus ataques.
Davidson afirma que, desde agosto passado, a embaixada tem tentado, com a ajuda da polícia brasileira, reforçar a segurança ao redor dos prédios dos consulados no Rio e em São Paulo.
Ele diz que novas estratégias de segurança têm sido adotadas, mas evitou comentá-las, por razões de segurança. Segundo ele, apesar desses novos cuidados com a segurança, não houve nenhuma ameaça ou risco de qualquer incidente grave nos dois prédios.



Texto Anterior: Segurança: EUA vêem risco a consulados no Brasil
Próximo Texto: Constituinte: Chávez revive idéia de herói venezuelano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.