São Paulo, sexta-feira, 05 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em entrevista à Fox News, Obama faz ameaça ao Irã

DE WASHINGTON

Depois de meses de recusa, Barack Obama aceitou dar uma entrevista exclusiva para a Fox News, emissora conservadora cujos comentaristas atacam sistematicamente o democrata.
No encontro, o senador mostra conhecer seu público. Indagado se havia um "plano B" à diplomacia para lidar com o Irã, respondeu que sim: a opção militar. "Muitas pessoas dizem que Barack Obama não vai atacar o Irã", provoca o apresentador ultraconservador Bill O'Reilly. Obama responde: "É inaceitável o Irã ter uma arma nuclear, isso mudaria o jogo, eu já disse isso repetidamente, e eu também disse que nunca tiraria a opção militar da mesa".
Mais adiante, concede que o aumento de tropas no Iraque ordenado por George W. Bush "foi bem-sucedido de uma forma que ninguém antecipou".
A primeira parte da entrevista foi ao ar na noite de ontem, no programa "The O'Reilly Factor". É resultado de détente negociada há três meses pelo empresário de mídia Rupert Murdoch, dono da Fox News e do "Wall Street Journal", e o democrata, num hotel em Nova York. O encontro foi revelado anteontem pelo jornalista Michael Wolff, que escreve a biografia de Murdoch.
Dele participou ainda Roger Ailes, criador da Fox e ex-consultor de Richard Nixon, Ronald Reagan e Bush pai. A princípio, Obama se recusou a falar com ele, dizendo que sua emissora o acusara "de tudo menos terrorismo", segundo Wolff. Então, uma trégua provisória teria sido negociada.
Obama respondeu a O'Reilly que, sim, acredita que os EUA estão em meio a uma "guerra contra o terror" e, indagado sobre quem era o inimigo, respondeu: "A Al Qaeda, o Taleban, uma série de redes determinadas a atacar o país, que têm uma ideologia distorcida, então temos de ir atrás deles". Outras três partes da entrevista vão ao ar na próxima semana. (SÉRGIO DÁVILA)


Texto Anterior: Sucessão nos EUA / Ídolo dos conservadores: Sarah Palin injeta ânimo novo na base republicana
Próximo Texto: Governadora ainda precisa de substância
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.