São Paulo, Terça-feira, 05 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE

Objetivo é checar a segurança

Japão faz "varredura" em usinas nucleares

das agências internacionais

Autoridades japonesas anunciaram ontem que irão iniciar uma operação para checar as condições de segurança em todas as instalações nucleares do país.
O premiê Keizo Obuchi afirmou que as medidas de segurança devem ser revistas.N quinta, o país viveu seu pior acidente nuclear, em uma usina de reprocessamento de urânio em Tokaimura.
Ontem, a usina recebeu ordem do governo para suspender o reprocessamento de urânio até que a segurança possa ser garantida.
A usina JCO admitiu sua responsabilidade e reconheceu a negligência de seus funcionários, que não respeitaram os procedimentos de produção, e a existência de um manual que não cumpria as exigências do governo.
Um funcionário teria posto 16 kg de urânio em um contêiner, quando o normal seria usar 2,3 kg. No acidente, 55 pessoas foram expostas à radiação. Três funcionários estão em estado crítico. Segundo a organização ambientalista Greenpeace, a usina continua emitindo radiação acima dos limites de segurança.


Texto Anterior: Áustria: Mídia critica avanço da extrema direita
Próximo Texto: Mercosul: Argentina debate o futuro de Oviedo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.