São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bigley pode estar nas mãos de novos captores

DA REDAÇÃO

O britânico Kenneth Bigley, seqüestrado no Iraque há 19 dias, pode ter sido entregue a outro grupo de seqüestradores, segundo afirmou ontem seu irmão, Paul Bigley. O Ministério do Exterior do Reino Unido não confirmou a informação.
"Estou recebendo comunicados de amigos meus baseados no Kuait de que Ken possivelmente, e eu reitero possivelmente, foi passado pelos "bandidos" políticos aos "bandidos" tradicionais", disse Paul Bigley. Segundo ele, o novo grupo estaria disposto a negociar o pagamento de um resgate.
O engenheiro de 62 anos havia sido seqüestrado pelo Tawih e Jihad, grupo ligado ao terrorista jordaniano Abu Musab al Zarqawi, que exigia a libertação de todas as mulheres presas no Iraque.
Ontem, terroristas divulgaram um vídeo com imagens de dois reféns, um ítalo-iraquiano e um turco, sendo mortos. O vídeo, datado de 2 de outubro, mostra os dois vendados e ajoelhados antes de serem assassinados. Um dos terroristas os acusa de espionagem.
Segundo a rede de TV árabe Al Jazira, o vídeo é do grupo autodenominado Brigadas Salafistas de Abu Bakr Al Sidiq. O ministério do Exterior da Itália confirmou a morte do refém ítalo-iraquiano, identificado como o empresário Iyad Anwar Wali. A identidade do refém turco não foi revelada.
Duas mulheres indonésias que haviam sido seqüestradas pelo Exército Islâmico do Iraque foram libertadas ontem e entregues à Embaixada dos Emirados Árabes em Bagdá, informou a rede de televisão Abu Dhabi.
Na França, o premiê Jean Pierre Raffarin convocou uma reunião de ministros para evitar um fiasco na negociação pela libertação dos jornalistas Georges Malbrunot e Christian Chesnot, seqüestrados no Iraque há mais de um mês.


Com agências internacionais

Texto Anterior: 4 militares dos EUA são acusados de assassinato
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel mata 11 palestinos em sexto dia de ofensiva a campos de Gaza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.